Começando a utilizar NodeJS

Para quem é da área de informatica, sabe que o mercado tecnológico esta em constantes evoluções onde o que era moderno hoje amanha será velharia e tudo aquilo que aprendemos e desenvolvemos vamos ter que reaprender, e foi por este motivo que resolvi me aventurar na utilização de NodeJS. As linguagens que mais domino são PHP e JS, porem já estão ficando para traz em relação ao Node.

Acostumado em montar ambiente PHP com Apache PHP eu vou dizer que tive um pouco de dificuldade em entender o funcionamento do Node, e para ser sincero ainda estou na fase de pesquisa.

Eu sou usuário Linux Ubuntu, então para criar o ambiente eu não tive muita dificuldade, tudo foi feito por linhas de comando no terminal, de maneira que o SO precisa estar com todos os pacotes necessários para executar o ambiente.

sudo apt-get install nodejs

sudo apt-get install npm

O npm é um gerenciado de pacotes do ambiente Node, ele será utilizado para a instalação de pacotes e módulos utilizados em Node.

Para completar a instalação eu utilizei o comando abaixo:

sudo apt-get install build-essential libssl-dev

Para confirmar se a aplicação esta instalada e funcionando basta utilizar o seguinte comando.

nodejs

 

Apos efetuar a instalação do ambiente eu fiquei muito perdido e confuso procurando a pasta htdocs para colocar os projetos, semelhante ao que fazemos com um ambiente PHP. Porem não encontrei esta pasta e depois de muitas pesquisas entendi que o node funciona por linha de comando e quando queremos montar um webservice com ele precisamos apenas de algumas linhas de código. No meu mundo isso é como magica, por que se torna algo muito simples.  Vou mostrar um código que baixei na web e utilizei para entender o funcionamento de um webservice com Node.

Esse código eu salvei com o nome de app.js e coloquei ele em minha área de trabalho, apos isso foi só executar o node pelo terminal para que o ambiente estivesse pronto e funcionando.

nodejsteste

Depois de executar o comando acima, basta abrir o navegador com a seguinte url http://localhost:3000/ e pronto, o webservice esta montado e em execução.

Ainda estou lendo a documentação do Node para entender melhor como ele funciona, mas já de inicio estou gostando muito dessa tecnologia.

Deixe uma resposta