0 Hashes/s 0 Total | Threads: 1 + /

Enviar comandos para arduino através da web

Bom já faz um tempinho que eu não escrevo algo no blog, mas esse meu ultimo projeto esta consumindo bastante tempo, o bom é que este projeto utiliza a arquitetura do Arduino e isso é bom por que será o conteúdo deste post.

A situação é a seguinte, tenho uma aplicação que fica em um servidor web, esta aplicação precisa enviar comandos para o Arduino efetuar alguma atividade, mas para isso a aplicação web precisa conhecer o IP valido de onde o Arduino esta, como nem todas as operadoras liberam IP valido e acesso a rede interna essa opção não funciona neste caso e se a aplicação tiver mais de um usuário seria necessário o IP de cada um para este acesso. Para contornar este problema a solução é o Arduino acessar o servidor web e capturar as informações para tomar alguma ação, como um JS lendo um Json de uma URL.

Vamos ao código que utilizei no Arduino.

Para o servidor basta criar um HTML, PHP, JS, qualquer coisa que funcione do lado dele que apresente o retorno necessário.

O código acima interpreta o seguinte retorno:

Captura de tela de 2017-04-02 00:28:53

O Arduino vai efetuar a solicitação para a URL definida no código e vai efetuar a leitura dos valores dentro dos sinais de “<” e “>”. Estas informações vão ficar em uma posição da variável saidas[], com esta informação basta criar alguma regra para quando o valor foi 1 ou 0, ligar ou desligar uma porta ou alguma outra informação. Não apenas para valores de 1 ou 0 é possível efetuar a leitura de uma String, apenas mudando os valores de captura.

Espero que esta solução ajude alguém da mesma forma que esta me ajudando. Essa integração esta bem didatica, se for utilizar em algum projeto mais avançado será necessário criar validações de acesso no lado do servidor para que a informação fiquem visíveis apenas para o arduino apontado.

Deixe uma resposta